domingo, 5 de Maio de 2024  07:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-09-2011

Num total de 15 milhões de euros a aplicar até 2015, AdRA já investiu 1,2 milhões em Sever do Vouga.


A Águas da Região de Aveiro S.A. – AdRA, investiu 1 milhão e 211 mil de euros na rede de abastecimento de água no Concelho de Sever ...

A Águas da Região de Aveiro S.A. – AdRA, investiu 1 milhão e 211 mil de euros na rede de abastecimento de água no Concelho de Sever do Vouga. O investimento, composto por um conjunto de intervenções concluídas a 13 de Agosto, "vem resolver as falhas de abastecimento de água que afectavam a sede do Concelho e algumas localidades adjacentes".

No total foram construídos 29,5 km de rede de abastecimento, um novo sistema de reserva "constituído por duas células", uma nova captação, um sistema de tratamento e foi reabilitada a captação das minas do Arestal.

Até ser concluído o segundo ciclo de investimento, "planeado para finais de 2015", a Águas da Região de Aveiro investirá no Município de Sever do Vouga, "mais de 15 milhões de euros na rede de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água".

No Verão de 2010, "logo após a AdRA ter assumido a gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais no Concelho, constatou-se que o abastecimento de água em Sever do Vouga tinha interrupções durante os períodos de maior consumo ao longo do dia". A AdRA, "com a colaboração do professor doutor Marques da Silva, especialista em Hidrogeologia", "encetou uma série de estudos para identificar as causas do problema e as respectivas soluções, tendo o processo culminado com a elaboração e implementação deste projecto".

A causa das falhas "residia num sistema pouco produtivo, dependente de vários pequenos furos que, no conjunto, não garantiam o caudal necessário para o abastecimento da região". Esse sistema, quando associado às contingências específicas dos meses de Verão, "deixava a população sem acesso à água da rede pública de abastecimento".

A solução encontrada "passou pela prospecção e definição de uma nova captação e pelo reaproveitamento da captação das minas do Arestal, gerando, desta forma, a capacidade exigível para dar resposta às necessidades de caudal".

Além da nova captação e do reaproveitamento das minas do Arestal, o projecto, elaborado e executado pela AdRA, incluiu a articulação das minas com a construção do novo Sistema de Reserva do Espinheiro e o Sistema de Reserva do Sossego, "garantindo maior eficácia e fiabilidade aos sistemas de captação, reserva e distribuição de água". Até a solução ter sido implementada, a empresa da região de Aveiro, com a colaboração das corporações de Bombeiros de Sever do Vouga, Águeda, Albergaria-a-Velha, Novos de Aveiro e da Murtosa, "garantiu sempre o abastecimento de água às populações afectadas".

A AdRA surge na sequência do primeiro contrato de parceria pública, em Portugal, para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas, "celebrado entre o Estado Português e dez municípios da região, também eles accionistas, a par da AdP, Águas de Portugal". Desde Maio de 2010 que os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos passaram a ser prestados pela AdRA.

Em Janeiro deste ano, a AdRA passou também a assegurar a exploração dos serviços em Ovar. "Na dianteira a nível nacional, e a acompanhar a tendência europeia, a nova entidade assume como princípio uma estratégia de sustentabilidade e ecoeficiência, em benefício do consumidor e do meio ambiente, para assegurar de forma regular, contínua e eficiente a qualidade dos serviços de água na região".

Cobrindo uma população de aproximadamente 342 mil habitantes residentes (2008), "constitui uma das dez maiores empresas de serviços de água em número de clientes, volume de negócios, e a maior área de abrangência".

"A AdRA é já uma empresa de grande dimensão na região de Aveiro, empregando directamente mais de 250 pessoas, sendo indirectamente responsável por um nível de emprego cada vez maior, nomeadamente nas actividades de investimento, recorrendo a numerosas empresas de construção e de fornecimento de serviços da região".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®